Olá! Eu sou
Armando Zanone
Professor Doutor Engenheiro Químico
Sou Engenheiro Químico formado pela Escola de Engenharia Mauá (2015), Mestre (2017) e Doutor (2022) em Ciências na área de Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Trabalho com Simulação de Processos e estudo o processo de captura de CO2 utilizando solventes aquosos de alcanolaminas.
Comecei minha carreira acadêmica como auxiliar de corpo técnico em 2016, no ciclo básico de cursos de Engenharia no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). E Professor em 2018 ainda no IMT, atuando no ciclo básico e Engenharia Química, e posteriormente na Engenharia de Alimentos a partir de 2021.
Nunca fui de gostar de estudar, mas sempre amei aprender. Tão logo troquei meus estudos, por ensinar meus pares, pois percebera que aprendia muito mais. E foi ensinando que aprendi que aprender é muito mais do que mera transmissão de conteúdo e que perguntas têm muito mais a oferecer do que respostas. Ensinar é um processo constante de reflexão, questionamento e re-inovação. Ou como um Engenheiro Químico diria, um processo repleto de reciclos.
Vejo o professor de hoje como um orientador de aprendizagem. Um guia do caminho a traçar para chegar à competência desejada, uma vez que o conhecimento e a informação se tornam cada mais acessíveis por meio da tecnologia. E um aconselhador para a vida profissional. É necessário ter empatia, perceber a individualidade de cada um e sonhar o mesmo sonho de seus alunos. E crescer juntamente com eles.
Desta forma, vejo que preciso explorar e combinar diferentes abordagens e atividades de modo a se adaptar às diferentes visões e ambições dos alunos. Criar um ambiente envolvente que promova o engajamento, de modo a incentivar o estudante a ser o protagonista de sua aprendizagem.
Por isso, me desafio a tornar conceitos difíceis em problemas visuais e palpáveis, na forma de simulações, projetos e experimentos. De modo que os alunos possam experimentar, coletar informações, refletir e caminhar junto ao conhecimento. Sempre experimentando novas formas de realizar as atividades.